Como Testar Termistor

Termistors são de dois tipos, NTC (coeficiente de temperatura negativo) e PTC (coeficiente positivo de temperatura ). Como o seu nome indica a resistência de um termistor NTC irá diminuir com a temperatura e a resistência de um termistor PTC irá aumentar com a temperatura. Ambos PTC bem como termistores NTC pode ser grosseiramente verificado usando um multímetro analógico.
Manter o multímetro análogo no modo de resistência. Ligue os terminais multímetro nos terminais do termistor. Polaridade não é um problema aqui. Aqueça o termistor movendo o ponta do ferro de solda aquecido sobre ele. Agora você pode ver a leitura do multímetro, deve verificar movimentos suaves aumentando ou diminiundo a resistencia dependendo se o termistor em teste é PTC ou NTC. Isso acontecerá somente por um termistor saudável.
Para um termistor com defeito, as observações seguintes são possíveis.
  • A variação na leitura não será suave ou não haverá qualquer alteração.
  • Para um termistor em curto a leitura do medidor será sempre zero.
  • Para um termistor aberto a leitura do medidor será sempre infinito.

Este é apenas um teste superficial. Para uma verificação perfeita, é necessário algum meio de medir a temperatura e a leitura da resistência correspondente deve ser de acordo com as caracteristicas  fornecidas pelo fabricante do termistor em teste.

2 comentários:

ROGÉRIO TAURINHO disse...

Estou com um problema em uma placa dos da máquina de lavar eletrolux em casa e não sabia como testar o termistor. Agora já sei, só falta saber a potência ou capacidade do da máquina para comprar outro, mas na minha cidade, Belo Horizonte, não achei termistor ptc nem pra remédio. Obrigado pela ajuda.

Unknown disse...

Tenho uma placa da eletrolix lt60 e o termistor quando testo da sinal sonoro.É sinal de que esta em curto????