Como testar SCR

Teste SCR utilizando multimetro


É possivel realizar um teste eficaz com a utilização de um multimetro para teste de SCR. O primeiro procedimento é verificar a ação diodo entre os terminais de porta e cátodo do SCR. Este teste é como o que você tem feito no caso de teste de um diodo de silício (ver teste de um diodo de silício).

SCR consiste de três pinos de porta (G), Ânodo (A) e do cátodo (C). A fim de identificar a pinagem consulte o datasheet do componente em prova. Depois de conhecer os pinagem do G, A e C  você pode começar a testar o SCR. Coloque o multímetro na escala de x1 . conecte a ponta de prova vermelha ao cátodo e a preta ao ánodo, nã devera aparecer qualquer leitura neste momento, mova suavemente a ponta preta sem a soltar do ánodo até tocar o Gate, Se o SCR for de pequena potência, mesmo desencostando a ponta, só do gate, ele manterá a leitura de resistência. Isto indica que ele conduz quando tem um pulso positivo aplicado no gate e que está bom. Se o SCR for de alta potência ao desencostar a ponta do gate o ponteiro do multímetro irá indicar resistência infinita, mas este SCR também está bom, é que a corrente de manutenção, que é a mínima corrente que ele precisa entre anodo e catodo para continuar conduzindo sem pulso no gate, é maior que a corrente que o multímetro fornece.

Um SCR não deve indicar resistência entre anodo e catodo, se indicar o mesmo está com problemas. Um scr deve indicar uma resistência entre gate e catodo,mas apenas em um sentido. Se ele nâo indicar esta resitência pode estar com problemas.

Circuito para testar SCR.
Este é um outro método para testar um SCR. Quase todos os tipos de SCR pode ser verificado usando este circuito. O circuito é apenas um arranjo simples para demonstrar a ação de comutação básica de um SCR. Conecte o SCR para o circuito como mostrado no diagrama e mudar S2 ON. A lâmpada não deve brilhar. Agora pressione o S1 Interruptor de botão ON e você pode ver a luz brilhando indicando a mudança ON do SCR. A lâmpada permanecerá ligada mesmo que o botão S1 é liberado (indica o travamento). Se as verificações acima são positivos, então podemos concluir que o SCR é bom.

0 comentários: