Capacitores de Tantalo

Os Capacitores Eletrolíticos de Tântalo utilizam o Óxido de Tântalo como isolante e também são polarizados devido à existência do eletrólito.
O óxido de tântalo tem uma constante dielétrica muito maior do que a do óxido de alumínio utilizados nos eletroliticos de aluminio. Isso significa que, com a mesma superfície efetiva e com a mesma espessura do dielétrico podemos obter uma capacitância muito maior
desta forma os capacitores de tântalo são muito menores do que os eletrolíticos de aluminio de mesmo valor, o que é muito vantajoso para as aplicações em que o espaço é importante. Os capacitores de óxido de tântalo são designados especificamente para aplicações que requeiram baixa corrente de fuga e capacitância constante com temperatura e freqüência elevadas.

 Oferecem ainda:
- Longa vida operacional;
- Grande compacticidade (alta capacitância em volume relativamente reduzido);
- Elevada estabilidade dos parâmetros elétricos.

Identificação dos Capacitores de Tântalo:
Geralmente estes capacitores trazem o valor de sua capacitância assim como sua tensão nominal e polaridade são impressas diretamente no corpo, em microfarads (mF ou 10-6F), Usualmente o símbolo "+" é usado para indicar o pólo positivo.

A cor do corpo varia bastante de fabricante pra fabricante, podendo ser amarelo, azul, vermelho, laranja, verde, entre outras cores




0 comentários: